MOXK.net Kliniko Blog Feed Blogroll Uso Sobre Mastodon

Jogos de Tabuleiro

Abaixo segue uma lista com os jogos de tabuleiro (AKA, Boardgames) que mais gosto, acompanhados de um breve comentário. Alguns deles eu tenho na minha coleção, outros meus amigos possuem, e ainda tem alguns que só joguei online. A medida que vou conhecendo e jogando novos jogos, vou atualizando essa lista. Talvez em algum momento eu decida rankear essa lista em ordem de preferência.

Catan
Meu queridinho. Meu jogo favorito. O jogo que me fez entrar nos hobbie e me salvou do submundo que era ficar jogando jogos da vida e war...
Ticket To Ride
Trenzinhos! Esse jogo é basicamente um "War" só que sem guerra e bom. O jogo consiste em completar os objetivos nas cartas, construindo ferrovias antes que seus adversários as bloqueiem. Amo de paixão, é uma delícia de jogar, de 3-5 jogadores.
Carcassone
Completando a trindade clássica dos jogos (Catan, Ticket To Ride e Carcassone). Nunca joguei Carcassone ao vivo, apenas no computador. É um jogo muito legal, bem diferente, e muito estratégico. Ao mesmo tempo que é estratégico as partidas fluem bastante pois cada turno do jogador é basicamente uma ação de colocar um tile
Secret Hitler
Meu segundo jogo favorito e meu favorito no quesito "Party Game". Muito bom de jogar com os amigos e testar o quão forte são as amizades antes de sair no tapa. É um jogo que te obriga a mentir, em que fascistas estão infiltrados entre liberais (num estilo bem Among Us mesmo).
Race For The Galaxy
Meu terceiro jogo favorito, uma pena que no meu grupo de amigos e na minha famíla só eu gosto dele. Mesmo assim jogo bastante, jogo no computador no jogo oficial da Steam. Infelizmente a minha cópia física só foi jogada umas 3 vezes.
7 Wonders Duel
O xadrez dos Boardgames? Um jogo para apenas dois jogadores no formato 1x1, muito estratégico. O mais legal dele é que, diferentemente do 7 Wonders original que só permite vitórias por pontos, no Duel existem 3 formas de vitórias: científica, militar e por pontos. Essa diferença deixa o jogo muito mais interessante e disputado, já que um jogador perdendo num dos caminhos pode se desenvolver pra ganhar por outro, diferentemnte do original que quem vai ficando pra trás na pontuação começa a desanimar.
Dixit
Aquele jogo fácil de acertar. Se você está procurando um jogo pra jogar com os amigos e agradar todos, Dixit é esse jogo. Muito gostosinho e agradável, impossível achar chato. Provavelmente não vai ser o favorito de ninguém mas todos vão gostar. É o jogo que sempre está no arsenal e acaba servindo de porta de entrada para novas pessoas no hobbie.
Stella
Uma reinvenção do Dixit. Na maioria dos fóruns por aí dizem que o Dixit é muito melhor que o Stella e por isso fiquei muito receoso de não gostar antes de jogar... Mas joguei e achei o Stella muito mais divertido. Acho mais fluido e com menos downtime já que não é necessário que os jogadores fiquem pensando em palavras ou frases no comerço do turno pra descrever as cartas. E achei a mecânica do jogo mais interessante, além de mais criativa na hora de selecionar as cartas com a temática.
Codenames
Nunca joguei ele fisicamente. Costumo jogar online à distância com meus amigos no site oficial. Muito divertido, exige raciocínios mirabolantes pra conseguir entender dicas que englobam muitas palavras. Eu e meus amigos já conseguimos cravar 6 palavras com uma única dica (fazendo um raciocínio extremamente viajado mas que pelo visto estava alinhado). Ainda quero um dia comprar uma cópia física, mas talvez da edição de imagens que nunca joguei, pra variar e testar. O mais difícil é jogar de espião.
Akademia
Nunca imaginaria que a língua portuguesa tem tantas palavras bizarras com singnigicados que enganam. Jogo que gera muitas risadas e ainda aumenta o seu vocabulário. Costuma ser um jogo muito barato pela diversão que oferece. E por mais que não pareça, a rejogabilidade dele é bem alta. Ele vem com muitos cartões com MUITAS palavras, podendo jogar MUITO sem nem repetir palavras.
The Mind
Um joguinho cooperativo que eu jamais comprária por espontânea vontade. Mas meus amigos possuem e logo depois da primeira partida já amei. Pra mim não faz muito sentindo dizer que esse jogo é de estratégia, é mais um jogo de intuição mesmo, de sentir nas entranhas se é o momento de jogar a sua carta ou ainda não. É um ótimo jogo pra jogar entre os amigos e quanto mais se joga mais se começa a entender os sinais míminos de o quanto cada um esta propenso a jogar a sua carta primeiro. Um ótimo jogo cooperativo.
Quem foi?
Comprei sem esperar nada e acabei descobrindo um joguinho bem divertido. É bobinho e feito pensando em jogar com criançás. É um jogo que exige agilidade pra bater a carta e também uma boa memória pra decorar as cartas que já saíram. Muito divertido jogar com crianças pequenas ou até mesmo entre adultos mesmo, por que não? Prefiro mil vezes jogar quem foi do que jogar Taco, gato...
Azul
Jogo de puzzle muito legal e muito estratégico, principalmente quando jogado em 2x2 em que é possível calcular e mapear uma árvore de possibilidades após cada jogada, tal qual no xadrez. Com mais de dois jogadores o jogo perde um pouco essa camada mas continua divertido.
Isle of Skye
Joguei meia partida online com os amigos no Tabletop Simulator e tivemos que encerrar por algum motivo que não lembro. Mesmo sem nem ter terminado uma única partida eu adorei e jogo e sempre o fico paquerando com vontade de comprar (muito triste esse hobbie ser tão caro).

Jogos que não gosto

A sessão polêmica. Aqui listo os jogos que meus amigos gostam mas eu não, e costumo jogar mesmo assim a pulso apenas para agradar a todos.

Taco Gato Cabra Queijo Pizza
A primeira vez foi bem divertida e talz, na primeira vez jogando joguei várias rodadas. Mas depois... é só isso... e nada mais. Não sei porque meus amigos ficam querendo jogar de novo, é só repetição. Prefiro investir meu tempo jogando um jogo mais envolvente e que cada partida traga algo novo. Como já dito acima, prefiro jogar Quem foi?
Coup?
Olha, na verdade eu gosto sim de Coup, mas depende do dia. Tem dias que dá vontade de jogar e tem dias que não. O grande problema pra mim é que é muito difícil conseguir reunir os amigos juntos pra fazer uma tarde/noite de jogativa e, pra mim, utilizar esse tempo sagrado pra jogar Coup é um desperdício. Pra mim o jogo vai ficando muito repetitivo já que existem poucas ações e personanges pra assumir, e na maior parte das vezes os jogadores se concentram numas duas ações/persongens em loop até alguém decidir contestar.
Rummikub
Prefiro mil vezes jogar uma partida de Buraco. Toda vez que jogo Rummikube fico o jogo todo pensando: "podia tá jogando Buraco".


Comente isto por email para webmaster@moxk.net
MOXK.net © 2019-2999 por Filipe em CC BY-SA 4.0
Valid XHTML 1.0 Transitional