Análise da caneta esferográfica Compactor Senator

Faz aproximadamente um ano que comprei essa caneta, a Compactor Senator. Quem me conhece sabe que sou completamente viciado em canetas. Quando vi uma caneta “barata” de uma marca brasileira de aparente boa construção e a um preço “barato”, tive que comprar. Foi basicamente uma compra no escuro pois nunca vi nenhum review muito detalhado dessa caneta no youtube ou pela internet. Talvez esse que puvblico seja o primeiro.

Cores disponíveis da Compactor Senator

É uma caneta esferográfica recarregável compativel com todos refis do estilo “Parker”, também chamados por alguns de “G2” (mas não confundir com os refis da caneta pilot G2 que são diferentes).

A construção é muito boa, é uma caneta de alumínio, resistente, já tendo sobrevidido a algumas várias quedas que canetas teoricamente mais robustas não sobreviveram (como a caneta tática nitecore ntp31 – foi dinheiro jogado fora… um tema pra outra postagem).

Uso basicamente dois refis nessa caneta que possuem um ótimo custo benefício: o próprio refil da Compactor que é bem simples mas principalmente muito barato, e o refil da marca Schneider de gel que pra mim é perfeito, apesar de mais caro e necessitar de importação.

Clipe e clique

O clipe dessa caneta é o melhor que já vi. Muito robusto, tem uma pressão muito boa que realmente fica preso em qualquer lugar. Essa é a caneta que uso todo dia no trabalho e ela fica presa a maior parte do tempo no meu bolso da camisa.

O clique é muito agradável, bem responsivo, nunca falhou comigo e tem uma boa distância entre apertar o botão e ativar a ejeção do cartucho.

Principal ponto positivo?

Pra mim o principal motivo pra você comprá-lá é que é uma caneta “barata”, reutilizável e bem construída, compátivel com a grande maioria dos cartuchos das mais variadas marcas, tornando-a um verdadeiro “coringa” (diferentes de canetas caras por aí que dependem de um modelo proprietário, caro e difícil de achar de refil).

Defeitos?

Pra mim o principal defeito dela é que existe uma discreta folga no encaixe do cartucho, fazendo com que durante a escrita você sinta ele tremendo um pouquinho. No início isso me incomodava bastante mas acho que com o tempo fui adquirindo a memória muscular pra compensar essas “andadas milimétricas” e atualmente é algo que nem noto mais.

Também não é uma caneta premium. É muito bem construída mas não passa uma aparência de caneta de luxo. Na minha opinião até parece mais com aquelas “canetas de brinde”.

Com o tempo o corpo da caneta vai apresentando marcas de uso e o metal vai sofrendo erosão. Não sei bem se esse é um defeito pois acredito ser algo esperado de uma caneta. Na minha opinião essa caneta é pra isso mesmo. É uma caneta boa e barata que deve ser posta pra uso intenso pra se desgastar mesmo.