Sem querer fui parar num vídeo do Atila Iamarino. Faziam anos que não acompanhava nada dele, muito por falta de tempo e por ter me afastado bastante de redes sociais. Voltar a ver um vídeo dele baseado em livros me deu uma leve nostalgia da época dos nerdologias. Continuando… o vídeo era sobre a “A batalha pela principal tecnologia do mundo “, a produção de chips de alto desempenho.
O vídeo é baseado no livro “A guerra dos Chips” que comecei a ler. Muito interessante, Atila vai mostrado a briga entre EUA e China pela superioridade tecnológica na produção de um produto com muita importância nas tais “guerras do futuro”. Essa situação se assemelha até com a corrida espacial na época da guerra fria.
Enfim, fiquei curioso depois do vídeo pra entender porque o mundo todo depende de basicamente 2 empresas pra produzir chips, a TSMC e a ASML. É tão complexo assim produzí-los? Com dinheiro suficiente não seria possível fundar uma fábrica semelhante em qualquer lugar do mundo? Fui atrás de vídeos pra entender como chips funcionam e como são produzidos.
Vídeo mostrando como os chips são fabricados: How are Microchips Made? 🖥️🛠️ CPU Manufacturing Process Steps
E realmente, é um nível de teconologia absurdo. Minha maior curiosidade era entender como conseguem fabricar componentes medindo nanômetros, como criam fios e transistores menores que mitocôndrias pra conectar os circuitos?. Com pinças microscópicas? Não porque tais pinças beiram o impossível. O que o vídeo acima mostra é algo genial, utilizam lentes pra afunilar a luz e fazer impressões microscópicas de um molde macroscópico, processo chamado de litografia. Utilizam químicos especiais que reagem à luz para fazer as marcações numa peça de silício. Essas nanométricas marcas “queimadas” pela luz protegem a peça da ação dos químicos corrosivos, que escava apenas a parte não exposta à luz. É complexo… para uma explicação mais certeira e detalhada é melhor assistir o vídeo acima.
Simplesmente genial. O processo da criação do chip em si não envolve mãos humanas, são uma série de impressões com deposição e retirada de material através de processos químicos e físicos (envolvendo a luz).
Com tanta tecnologia e capacidade de miniaturizar componentes eletrônicos em pequenos chips, chega a ser muito estranho usar um relógio mecânico quando hoje existem os smartwatches que embarcam esses chips ultra tecnológicos.
O que acho mais incrível é a capacidade de conseguir baratear e tornar acessível a praticamente todo mundo, incluindo os muito pobres (talvez até quem viva em extrema pobreza tenha um celular) essa tecnologia pra todo mundo. Uma peça de engenharia tão complexa de construir.